Serra Redonda é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Campina Grande, estado da Paraíba. Sua população em 2011 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 7.030 habitantes,[3]distribuídos em 56 km² de área.

A colonização do lugar deve-se aos irmãos portugueses Pedro de Azevedo Cruz e Alexandre José Gomes da Cruz, chegados do Recife à vila de Ingá (hoje município), na época pertencente a Pilar. Em penetração que fez ao interior, descobriu um morro de forma arredondada, daí ter batizado o lugar de Serra Redonda. Fundaram um sítio a que deram o nome de “Cafula”, dedicando-se à agricultura e à criação de gado. Em torno desse sítio, nasceu e floresceu uma povoação. Construíram logo uma capela em devoção a São Pedro. Em torno deste sítio nasceu e floresceu um povoado.Serra Redonda foi a mais importante aglomeração da Vila do Ingá.

Geografia

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010 sua população era estimada em 7.050 habitantes. Área territorial de 56 km².

Política

Serra Redonda teve sua emancipação política em 17 de dezembro de 1953, sendo desmembrada da cidade do Ingá – PB. Atualmente o prefeito é Danilo José Andrade de Oliveira que irá ficar a frente do município até 2016.