
Considerando duas doses por pessoa nesta primeira fase, o Município já começou a vacinação nos profissionais de saúde, com o estoque já garantido: 189 ao todo, entre a coronavac e a de oxford. Sendo que todas as vacinas deverão ser usadas para a aplicação equivalente a PRIMEIRA DOSE, e respeitando assim o prazo que pedi para o intervalo da segunda dose. Contudo, é importante frisar que as duas doses devem ser da mesma vacina.
Após a aquisição das doses recebidas pelo governo do estado, e de acordo com o quantitativo que ainda deverá chegar, o plano prevê a divisão das pessoas que receberão as vacinas, em QUATRO FASES.
Na primeira fase, os trabalhadores ativos da saúde, idosos de 80 anos acima e os quilombolas. Logo depois vem às pessoas de 60 a 79 anos. Na terceira fase estão as pessoas acima de 18 anos que apresentam comorbidades, pessoas com deficiência severa, trabalhadores da educação, profissionais das forças armadas, segurança e caminhoneiros. E, encerrando a imunização dos grupos prioritários, serão vacinados trabalhadores dos transportes coletivos, trabalhadores de transporte aéreo, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e população carcerária.
Vale salientar que a vacinação já começou desde o dia 19 de janeiro como os profissionais da saúde da ativa. Para as demais fases, a Secretaria de Saúde vai divulgar as datas e os horários que as vacinas serão disponibilizadas.
Para a agilidade da vacinação, será preciso um quantitativo muito maior, porém sabemos que as quantidades oferecidas aos municípios não estão sendo suficientes.
Então, fiquemos atentos a este calendário, sem precisar ir a qualquer unidade de saúde. Os Agentes de Saúde deverão avisar a todos, em especial aos idosos quando for a data certa para aplicação.

« Voltar